Bodoni
Clássico, elegante, forte. Uma das fontes mais admiradas por quem realmente entende de tipografia. Bodoni.
A mais «clássica» e pomposa letra de sempre — o excepcional desenho do mestre tipógrafo italiano. Os tipos Bodoni foram o resultado de 250 anos de evolução design do tipo romano: linhas finas e subtis contrastam fortemente com hastes mais pesadas.
Os caractéres de Giambattista Bodoni também são determinados pelo seu forte acento vertical.
"Os caracteres criados por Bodoni caracterizam-se agora sobretudo pela passagem subtil e cuidadosamente estudada do traço fino ao traço grosso ou pela coexistência de hastes finas e grossas, num jogo de claro escuro que é também o jogo em que é baseada a página bodoniana.
Com uma alternância estudada do corpo da letra nas linhas dos títulos e um cuidado especial na escolha dos papeis e das tintas, a página é ampla, simples, com margens e espaçamentos entre linhas generosos e grandes áreas da página em branco.
A procura de clareza e luminosidade da página é reforçada pelo uso de tipos com altura-x reduzida e longos ascendentes e descendentes. Esta dialéctica do branco e negro dos caracteres é já, claramente, neo-clássica."
(Da apresentação de João Bicker à sua tradução do Manual Tipográfico de Giambattista Bodoni, Coimbra, Almedina, 2001, pg.38-39) Claro que seria vago deixar apenas esse nome. A fonte possui muitas variações registradas, cada uma com o propósito de exceder sua abrangência, o que tornou Bodoni uma fonte desejada em muitos lugares.
Texto longo? Bodoni Old Face.
Acusaçoes:
-baixa leiturabilidade: apresentamos a variação Old face, feita pra tamanho texto, com leiturabilidade boa em no mínimo 9 pontos
Variaçao de expessura: contraste de claro e escuro
Saturaçao de mercado:
Publicidade? Experimente Poster Bodoni. Calvin Klein quis fazer sua marca: Bodoni. E Bodoni também para Vogue, Giorgio Armani, Mamma Mia, e Lady Gaga.
As quatros fontes da beleza de um caractere,