Tipografias
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MAYARA SAMWAYS SANTOS
ESTUDO DAS TIPOGRAFIAS
TRABALHO REALIZADO PELA ALUNA MAYARA SAMWAYS SANTOS DO SEGUNDO PERIODO DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA PUCPR. TRABALHO REQUISITADO PELO PROFESSOR OSCAR TEIXEIRA.
CURITIBA
2014
GARAMOND
Esta fonte muito utilizada nos dias atuais, foi criada por Claude Garamond (1499-1561), um francês muito dedicado que, ao longo dos anos foi gravador de punções1, impressor dedicado, tipógrafo e editor francês. Iniciou seus trabalhos profissionais na oficina de Antoine Augereau e aos 20 anos, ja havia sido o primeiro homem a se especializar no desenho e na gravura de para tipos móveis. Sua fonte apresenta traçados arredondados, serifas arrematadas e acento em forma de pingo, as minúsculas são mais abertas enquanto que as maiúsculas são largas na extensão horizontal, todas estas características fazem com que a sua leitura tenha fluidez, e seja feita de forma agradável e fácil para que a lê. Garamond teve como base para sua produção tipográfica a cultura humanista e suas principais inspirações incluem Erhard Ratdolt, Nicolas Jenson, Charles Estienne e também Francesco Griffo.
BODONI MT
Nascido em Saluzzo, na Itália, o criador da fonte Bodoni chamava-se Giambattista Bodoni (1740-1813). Aprendeu com seu pai a arte de gravar tipos, com 18 anos foi à Roma para completar os estudos e começou seu trabalho gravando punções e vinhetas. Quanto à tipografia, cada caractere possui sua beleza, e a principal característica destes é a regularidade de cada um. São feitos de traços finos coexistindo com traços grossos, o que faz com que o claro e escuro brinquem entre si, com linhas nítidas e polidas.
Frutiger
Considerado o maestro da tipografia, Adrian Frutiger, nascido no ano de 1928, conseguiu desenvolver diversas