Tipografia
Entende-se por impressão a transferência ou reprodução obtida sobre papel pela aplicação de sinais gráficos ou carimbos embebidos em tintas.
Entende-se por tipografia a técnica de imprimir sinais gráficos pelo emprego de tipos móveis metálicos. Como tal, a tipografia se insere na secular história de impressão, corporificando, aliás, o seu mais fulgurante momento, pois ela foi o primeiro meio de comunicação de massa produzido pelo homem.
Acredita-se que os primeiros passos da impressão foram dados sob a forma de estamparias em pano. Uma tela impressa de SIEBURG, próximo o BONN, atribuída do século XII, ostenta a glória de ser, possivelmente´o mais antigo testemunho europeu dessa técnica.
Imagina-se que a primitiva técnica de impressão tenha-se desenvolvido pelo uso de matrizes de madeira. O artesão desenhava em uma tábua de madeira – perceira ou negueira- a figura a ser reproduzida.
A partir de impressão de estofes, essa nova técnica, também chamada XILOGRAFIA ou impressão tabulária, haveria de desenvolver-se pela intensa produção de imagens de santos e cartas de baralho.
A xilografia viria a conhecer uma notável evolução nos séculos posteriores ao quinhentismo. Firmou curso próprio, manteve vida autônoma e situou-se como ramo expressivo das artes plásticas. Sua escalada de êxito muito se beneficiou com o surgimento das matrizes metálicas, que lhe permitiram a criação de produtos aprimorados e deram glória aos governadores.
Xilografia
Com base na experiência tabular, a tipografia aprontou-se para germinar. E o século XV foi seu candidato fecundo. A tipografia, sistema de impressão com tipos móveis metálicos, realizou-se a sematéria natural de componentes vários, que esperavam alguém para os reunir. A utilização de tipos móveis para a perpetuação da escrita era idéia que já se encontrara no ar durante os anos quatrocentos, como conseqüência lógica do processo tabulário. O tipo móvel facultaria mas artesões, depois de confeccionados várias