Teorias da Comunicação
1. BODONI: A Bodoni foi criada por Giambattista Bodoni, considerado um dos maiores tipógrafo do Século XVIII. Os caracteres criados por Bodoni caracterizam-se agora sobretudo pela passagem subtil e cuidadosamente estudada do traço fino ao traço grosso ou pela coexistência de hastes finas e grossas, num jogo de claro escuro que é também o jogo em que é baseada a página bodoniana.
2. GARAMOND: refere-se aos tipos originais baseados na escrita de Claude Garamond para sua tipografia em, aproximadamente, 1530. A fonte Garamond é caracterizada por uma família tipográfica sutil e delicada. Possui minúsculas mais abertas, maiúsculas largas na extensão horizontal, pouco contraste entre os elementos grossos e finos, fortes serifas e traço delicado em suas curvas. Tais características atribuem à fonte boa legibilidade e sensação de fluidez. Como característica única, apresenta em sua letra “a” e “e” ondulação própria, além de serifas com leve declive descendente.
USABILIDADE: Atualmente, a Garamond é uma das fontes mais populares mundialmente, juntamente com a Times New Roman. A primeira utilização da Garamond ocorreu em 1530, na publicação Paraphrasis... in elegantiarum libros Lucent Vallae , de Desiderius Erasmus. Além desse projeto, o trabalho desse tipógrafo foi encomendado pelo rei François I que buscava uma fonte para ser utilizada nos livros de Robert Estienne. Os tipos gregos de Garamond foram usados na edição exclusiva do Alphabetum Græcum, publicado por Estienne, e para as suas edições gregas, publicadas a partir de 1543. Tal fonte foi idealizada e produzida por Claude Garamond que, posteriormente, teve seu trabalho requisitado e adotado em impressões do tribunal francês. A partir de então, a tipografia de Garamond