Boas práticas de dispensação para farmácias e drogarias
IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
Farmácia .................. Ltda, nome fantasia ...................., instalada no endereço...............
RESPONSÁVEL TÉCNICO
-_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
CRF - _ _ _ _ _ _ _ _
OBJETIVO DO ESTABELECIMENTO
Finalizar as consultas médicas, fornecendo aos pacientes informações confiáveis sobre o uso racional dos medicamentos, prevenção e educação sanitária. Verificar a adesão e a eficácia da terapia medicamentosa. Assumir uma política de total assistência à terapia medicamentosa do paciente oferecendo propostas práticas de farmacoterapia, farmacovigilância, farmácia clínica e controle sobre aquisição e dispensação dos medicamentos de venda livre. Garantir a integridade e a conservação dos produtos comercializados, desde a recepção até a dispensação e observar prazos e validade dos mesmos, atentamente.
FUNCIONAMENTO
A Farmácia é aberta às 0:00h e fecha às 0:00h de Segunda à Sexta-Feira, estando o Responsável Técnico presente por período integral no estabelecimento. O horário de almoço do responsável técnico é de 0:00 às 0:00h, há um intervalo de 15 minutos das 0:00h as 0:15h para lanche.
Aos sábados, o horário é das 0:00h às 0:00h, também com a permanência do Farmacêutico no local. Aos domingos, horário é das 0:00h às 0:00h.
DEFINIÇÕES
Dispensação - ato de fornecimento e orientação ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos a título remunerado ou não.
Especialidade Farmacêutica - produto oriundo da indústria farmacêutica com registro no Ministério da Saúde e disponível no mercado.
Drogaria - estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.
Sanitização - conjunto de procedimentos que visam a manutenção das condições de higiene.
Produto - substância ou mistura de substâncias naturais (minerais, animais e vegetais) ou de síntese usada com finalidades