Nenhum líder é formado em salas de aula
ResumoHenry Mintzberg disserta sobre o ensino de técnicas de gestão dissociado da experiência de trabalho que, segundo ele, produziu uma geração de administradores ruins.Palavras-chave: Mintzberg, gestão, estratégica, liderança |
*
Nenhum Líder é formado em salas de aula
Nesse texto Henry Mintzberg sugere que a crise financeira não é somente causada por economistas irresponsáveis, mas também há um papel importante dos líderes, que se afastaram da administração de suas companhias e dos eventos do dia-a-dia. E, por que isso acontece? Segundo Mintzberg, por conta de um processo educacional ineficiente.
Em seu livro Managers not MBAs (MBA? Não, obrigado!, no Brasil), contesta o aprendizado da administração através dos cursos como o MBA. Em sua opinião, nenhum gestor ou líder foi efetivamente formado em um desses cursos e sim através das práticas aprendidas no ambiente de trabalho. Para ele, a forma correta de agregar valor com o MBA é fazer com o que o seu foco seja em pessoas que já exerçam posições de liderança, fazendo das aulas um encontro para troca de conhecimento e experiências. Dessa forma não estaríamos apenas ensinando a administração, mas conectando esse aprendizado com as ações do dia-a-dia no trabalho.
Para fazer isso possível, Mintzberg mantém desde 1996 o Programa International Masters in Practicing Management (IMPM), onde os gestores que participam do curso encontram-se para compartilhar experiências e apreender uns com os outros. Os educadores funcionam como facilitadores, conectando conceitos aos contextos apresentados.
Dentro desse programa, duas soluções ou idéias são trabalhadas: Utilizar seu aprendizado para transformar sua organização; ou Transmitir o aprendizado à um colega de trabalho, desenvolvendo novos gerentes.
Essa segunda idéia veio de um gerente que sentiu a necessidade dentro de sua organização de desenvolver os seus gerentes, porém não era possível