Boas praticas de uma nutriz
Realizou-se uma pesquisa com profissionais da saúde de ambos os sexos com idade variando entre trinta e noventa anos de idade, na cidade de São sebastião- SP. Estes profissionais estão inseridos em um Pronto Socorro Municipal, onde são realizadas suas atividades profissionais no mínimo três vezes por semana. A coleta de dados foi executada durante o mês de outubro de dois mil e dez, utilizando um formulário composto por dezesseis perguntas abertas e fechadas abrangendo dados referentes à identificação do entrevistado , e dados específicos da pesquisa (apêndice A). Esse trabalho teve como objetivo verificar a presença de LER/DORT destes profissionais de saúde e os fatos agravantes relacionados ao ambiente.. Pôde-se concluir, que os integrantes deste grupo já apresentavam lesões relacionadas as suas atividades laborais, que o ambiente não fornecia a proteção adequada e a ausência de projetos com objetivo de orientação para prevenção de LER/DORT destes profissionais.
Palavras-chave: 1.Profissionais da saúde .2.LER/DORT 3.Ergonomia.
1.INTRODUÇÃO
As LER/DORT estão relacionadas ás mudanças em curso na organização do trabalho e as inovações tecnológicas resultantes da reestruturação produtiva. O trabalho de enfermagem, por suas caracteristicas, acaba por provocar lesões físicas relacionadas ao trabalho, muitas vezes irreversíveis. A amostra foi composta por pesquisa de campo composta por questionário com perguntas fechadas, e consulta bibliografica. Conclui-se que maior atenção deve ser direcionada ás posturas adotadas pelos trabalhadores na execução das atividades laborais, além de mobiliarios adequados as execuções das tarefas, bem como se faz necessário disponibilizar instrumentos e equipamentos ergonomicamente idealizado, visando a redução da incidência das doenças relacionadas ao trabalho.
Atualmente, denota-se que a tecnologia, ao mesmo tempo em que age como uma facilitadora da vida contemporânea, também propiciou uma