Blog Action Day 2007
Você conhece a Green My Apple? Essa é uma campanha do Greenpeace para que a Apple mude sua política ambiental e seja uma espécie de exemplo a ser seguido por outras empresas do ramo. O Greenpeace até admite que está sendo "mais rigoroso" com a Apple por considerá-la uma empresa inovadora e que pode liderar essa revolução verde.
Texto retirado da página do Green My Apple: "Não se trata de ferir a imagem da Apple, a Apple deveria ser uma líder no quesito ambiental. Nós queremos que a Apple esteja à frente na tecnologia verde e mostre com clareza às outras empresas qual é a maneira certa de agir. Mas VOCÊ tem que falar para a Apple ficar mais verde - eles escutam seus consumidores, mas não o Greenpeace."
E a Apple pode mesmo liderar essa revolução. Al Gore, que dividiu o prêmio Nobel da Paz desse ano com o IPCC exatamente por seu engajamento no debate sobre as causas do aquecimento global, é membro da mesa diretora da Apple e em seu filme "Uma Verdade Inconveniente" aparece para cima e para baixo com seu Powerbook e fazendo apresentações no Keynote.
Imagem da página inicial do site da Apple homenageando Gore esse final de semana.
Isso não quer dizer que a Apple está fazendo o dever de casa direito. Muito pode mudar e nesse sentido a campanha é justíssima: uma empresa como a Apple deveria mesmo ter uma atitude melhor em relação às questões levantadas pelo Greenpeace.
Em agosto do ano passado, o Greenpeace "pegou pesado" e criou um ranking das empresas mais verdes com a Apple ocupando um honroso último lugar na lista. No site do Green my Apple, o trecho abaixo vem logo após do texto copiado mais acima que diz que a campanha não se trata de "implicância" com a Apple.
"Claro que a Apple não é a