Blocos econômicos secundários
Atualmente chamado de Comunidade Andina de Nações, é um bloco econômico da América do Sul composto por quatro nações. Foi fundado em 26 de maio de 1969. A sede deste bloco econômico fica na cidade de Lima (capital do Peru).
Fazem parte deste bloco econômico os seguintes países:
- Bolívia
- Peru
- Equador
- Colômbia
Observação: além dos países membros, existem cinco países associados (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).
Principais objetivos:
- Garantir a livre circulação de pessoas dos países membros sem a necessidade de apresentação de visto. Basta aos cidadãos apresentarem uma Carteira de Identidade do seu país.
- Possibilitar a integração econômica e cultural entre os países membros;
- Representar os interesses dos países membros em acordos com outros blocos econômicos ou organizações internacionais;
- Emissão do Passaporte Andino.
Situação Atual:
Atualmente o bloco se encontra no seu terceiro estágio, Zona Aduaneira, que consiste em abrir mercados interno e regulamentar o seu comércio de bens com nações externas, já funcionando como um bloco econômico em formação.
MCCA
(Mercado Comum Centro-Americano) é um bloco econômico composto por cinco países da América Central. A sede do MCCA fica na cidade de San Salvador (capital de El Salvador).
Países membros:
- Costa Rica
- El Salvador
- Guatemala
- Honduras
- Nicarágua
História
O MCCA surgiu em 1960 no contexto histórico das tentativas de busca a paz na região, que sofria muito com conflitos bélicos. Ele foi criado em 15 de dezembro de 1960 com a assinatura do Tratado de Managua. Este tratado e os protocolos de alteração que foram surgindo no decorrer dos anos regem este bloco econômico até a atualidade.
Em 1961 foi assinado o Tratado de Integração Centro-Americana com o objetivo de estabelecer um mercado econômico comum na região.
Objetivos principais
- Criar e implementar estratégias que visem a integração econômica entre os países do bloco;
- Aumentar o