Geografia
Situação econômica atual dos países da Europa, Américas e Ásia Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de Sistemas Econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Os Blocos econômicos estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. O primeiro bloco surgiu na Europa em 1957, com a criação da Comunidade Econômica Européia, (CEE), formada pela Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Inclui-se, também os territórios ultramarinos e possessões dos países membros em outras partes do mundo, como, por exemplo: a Guiné Francesa, as Ilhas Canárias, Madeira, Açores e Martinica atual União Européia, ao todo são 27 países, porém a tendência de regionalização da economia só se fortalece nos anos 90, com o fim da Guerra Fria. (MARTINS SIDNEY C. W./ SCHNEIDER MAURÍCIO E. 2001. p.37).
No mapa seguinte está a localização dos blocos econômicos mundiais.
01- Mapa dos atuais blocos econômicos:
Fonte: http://www.grupoescolar.com
Os blocos econômicos classificam-se em zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Na zona de livre comércio, há a redução ou eliminação das taxas alfandegárias que incidem sobre a troca de mercadorias dentro de bloco. A união aduaneira, além de abrir mercados internos, regulamenta o comércio dos países membros com nações externas ao bloco. Já, o mercado comum garante a livre circulação de pessoas, serviços e capitais.
Em 1999, os blocos tornam-se