Blocos Economicos
Trabalho de Geografia
Blocos Econômicos
Fonte: www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/
Blocos Econômicos
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
Mercosul:
Foi criado em 23/06/1991, fazem parte deste bloco: Paraguai, Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela Argentina. Chile, Peru, Colômbia e Bolívia, fazem parte apenas como países associados ao Mercosul, mas já estão organizando suas economias para a entrada neste bloco.
O objetivo principal do MERCOSUL é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando assim o comércio entre eles, outro objetivo é estabelecer tarifa zero e num futuro próximo, uma moeda única. Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.
As duas maiores economias do MERCOSUL, não estão se entendo bem, a Argentina impôs restrições aos produtos brasileiros, o país alega que os produtos brasileiros estão prejudicando os produtores argentinos.
União Européia
A União Européia ( UE )