Barroco
1-Estabeleça uma relação entre o estilo Barroco e a Contra-Reforma? O aparecimento dos ideais barrocos parece intimamente ligado à Contra-Reforma Católica.
2-O que se deve entenderpor: “O barroco apresenta características regionais, individuais e subjetivas”.
O barroco apresenta características regionais nas diferentes localidades em que se desenvolveu. A personalidade forte dealguns artistas do período também é um grande diferencial dentro desse estilo artístico que deixava campo aberto à subjetividade.
“Que o barroco atingiu as localidades, tanto individuais comopublico.”
3-O que se deve entender por: a- Pintura, escultura e arquitetura aparecem entrelaçadas uma à outra. Que os elementos passaram a se dialogar harmonicamente para o bem do conjunto. b- No gera, oBarroco é um clássico rebelde.
O barroco recebe este nome por não respeitar as combinações e a utilização dos gregos e romanos. c- O artista era religioso, mas independente da religião.
Pois elesexpressavam sua energia e suas convicções espirituais em suas obras.
1-Momento histórico: Séculos XVII e XVII e características da Época.
“A arte barroca originou-se naItália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.”
A arte barroca já foi chegandoe já se espalhando.
2-Origens e características do Barroco.
O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatroe na música.
O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha.
O barroco permaneceu vivo nomundo das artes até o século XVIII.
3-O Barroco Europeu e o Barroco no Brasil.
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os