Blocos Economicos
AQUI O SUMARIO
Introdução: Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação.
Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre os mesmos. Para isso, geralmente adotam a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais Os blocos comerciais, são um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes.
Definição: A maioria dos blocos comerciais estão definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com seu nível de integração econômica.
Um dos Primeiros tipos de blocos Econômicos da História was a União européia, originally conhecida Como BENELUX (BE de Bélgica, Ne de Holanda e de Luxemburgo Lux), iniciado los 1834, Formado na base de da Confederação Alemã e, posteriormente, no Império Alemão los 1871. Surtos da Formação do Bloco Econômico FORAM vistos N º s Anos 1960 e 1970, Bem Como na Década de 1990 apos o Colapso do comunismo. Em 1997, Mais de 50% de TODO O Comércio mundial FOI soluço Realizado como Organizações de blocos Comerciais Regionais.
Defensores do Livre Comércio em Geral São Opostos AOS blocos