resenha Homem urso
Título Original: Grizzly Man
Direção: Werner Herzog
O filme Homem Urso é baseado na história de vida do ambientalista australiano Timothy Treadwell, onde retrata uma grande aversão à sociedade, resultando em sua transferência para o Alasca para conviver com ursos selvagens.
O referido filme é composto por imagens feitas pelo próprio Treadwell e que foram editadas pelo cineasta Werner Herzog, as imagens são belíssimas trazendo a realidade cotidiana dos ursos selvagens. Treadwell resolveu viver por livre arbítrio na Península do Alasca sem nenhuma preparação adequada junto dos Ursos Pardos que são considerados uns dos mais perigosos do mundo.
O australiano não era um ser sociável, o que fica claro em um dos depoimentos exibidos no documentário em questão, onde amigos e familiares relatam que Timothy Treadwell estava cansado da vida que estava levando, muitas das vezes sendo vítima da dura realidade humana, ator frustrado não obteve êxito em sua profissional.
O pseudo-ecologista com uma câmera nas mãos penetra no mundo dos Ursos Pardos e registra o quanto essas criaturas selvagens tão perigosas se tornavam também criaturas desprotegidas com relação aos caçadores. Dessa maneira Treadwell se aproximava muito da realidade desses animais colocando em risco sua vida e se tornando simultaneamente um invasor no mundo dos Ursos Pardos. O que gerava críticas de muitos porque contrariava a ideia de que o universo tinha que viver em equilíbrio e harmonia. Onde a presença humana tornaria a vida dos Ursos menos selvagem.
O fato é que Timothy Treadwell viveu por 13 anos junto aos ursos pardos conseguiu durante esse período isolar-se da sociedade humana deixando evidente sua imensa dificuldade em construir relações com seres de sua mesma espécie.
Durante esse tempo de convivência logrou alguns êxitos ao tentar se aproximar dos ursos conseguindo até fazer “carinho” em alguns deles. Porém não conseguiu vencer a natureza