Mudança de Software
1- Análise de necessidade. Todo processo se inicia na análise da necessidade real de mudança, temos que ter cuidado para não tomarmos uma decisão de mudança de software sem uma análise mais profunda nos processos de sua empresa, pra isso temos que nos fazer algumas perguntas: A) O problema está no software ou em processos/colaboradores que subutilizam o sistema? B) Eu, como diretor, estou ciente de todas as análises e relatórios que o sistema atual me fornece? Para estas respostas, é interessante uma consultoria para que junto com a equipe da desenvolvedora do software identifique as encontre. Chegando a conclusão de que realmente há a necessidade de mudança, vamos ao passo seguinte.
2-Seleção do novo software. 2.1 - Busca. A busca pelo sistema se dá inicialmente pelo seguimento em que sua empresa atua. É muito importante que o software a ser avaliado seja focado no seu seguimento de atuação, isso já nos livra de inúmeros problemas de implantação e custos de possíveis customizações. 2.1.1 - Onde Buscar? O Google pode nos ajudar bastante nesta busca, porém é importante um pequeno refinamento nesta busca, ex: "Sistema de gestão para distribuidores em Natal", aí já temos um filtro nas informações que serão mostradas.
Outra forma de busca bastante eficiente é em empresas conhecidas, de preferência do mesmo seguimento. Vindo desta fonte já temos uma informação positiva de que funciona em empresa do mesmo seguimento, vale salientar que é importante saber o grau de satisfação desta mesma empresa quanto ao uso do software.
Os contadores também podem nos ajudar. Hoje em dia com as obrigações que o governo exige que as empresas enviem Ex: SPED Fiscal, a