Blocos cerâmicos
CAMPUS DO SERTÃO –EIXO DA TECNOLOGIA
LABORATÓRIO DE MATERIAIS
PROFESSOR: ALEXANDRE LIMA
ENSAIOS PARA BLOCOS CERÂMICOS
Cristiane Lima Correia -Eng. de Produção
Elielson Severiano - Eng. de Produção
Eloyse Fernanda S. Campos - Eng. Civil
Vanessa Martins da Silva - Eng. de Produção
Delmiro Gouveia
Maio de 2014.
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Objetivos
3. Material Utilizado
4. Procedimentos
5. Resultados obtidos
6. Conclusão
7. Anexos
8. Bibliografia
1.INTRODUÇÃO
O relatório a seguir, consiste em um ensaio realizado no Laboratório de Materiais no dia 14 de maio de 2014 sob orientação do professor Alexandre do Nascimento Lima, com o foco principal de revelar a necessidade do estudo de um determinado lote de blocos cerâmicos de vedação, se este está ou não conforme para devidos fins.
2.OBJETIVO
Tem-se como necessário, através do experimento, diagnosticar as qualidades dos lotes dos blocos cerâmicos, com a finalidade de obter os objetos de estudos na sua forma extrema de qualidade. É extremamente válido enfatizar que, é de suma importância o estudo, para tentar minimizar todo e qualquer risco a segurança da sociedade com relação ao objeto de uma construção, o bloco.
3.MATERIAL UTILIZADO
13 blocos de vedação; 01 esquadro; 01 régua milimetrada; 01 paquímetro; 01 balde com água;
01 balança.
4.PROCEDIMENTOS
De inicio separamos 13 blocos cerâmicos e verificamos se todos estavam identificados corretamente. Posteriormente, através de observações, observamos suas características visuais. Logo após, com o auxilio de uma régua milimetrada, medimos cada face dos blocos, determinando assim sua largura, altura e comprimento. Depois calculamos as médias de cada item, e em seguida tiramos a média das médias. Usando um paquímetro tiramos as dimensões das paredes e septos, sendo