Bloco Europeu
Objetivo Ribeirão Pires
Ensino Médio
O Bloco europeu era composto por 28 países, eles participaram da integração política e econômica. Os países altos como no caso Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, França, Grécia, Itália, Letônia, Dinamarca, Irlanda, Espanha entre outros. Já os países baixos como Reino Unido, Republica Tcheca, Holanda, Reino Unido e Portugal.
Ocorreu o Troika, que foi composto pelo Banco Central Europeu, pelo Fundo Monetário Internacional e pela União Europeia, o resultado final é que os direitos trabalhistas dos trabalhadores europeus estavam sendo suprimidos sem que houvesse a compensação pelo lado do aumento de proteção social. Tendo em vista, conclui-se pelo fracasso da flexisegurança. No caso Portugal, recuperou se assim parte da sua soberania financeira.
A austeridade da Europa se refere profundas reduções de gastos públicos em setores como educação, saúde, e demais custos do governo. Essas ações geraram a extinção do Ministério da Cultura em países como Portugal e Espanha.
A crise econômica na União Europeia se espalhou por todo o mundo, derrubando índices das bolsas de valores e gerou um clima tenso e negativo em relação à economia mundial. A principal causa foi o endividamento publico elevado, especificamente na Grécia, Portugal, Espanha, Itália e Irlanda. Outro ponto que direcionou os países pertencentes à EU à crise, foi a falta de coordenação politica para buscar resolver os problemas de dividas publicas das nações do bloco.
Como consequência, aconteceu fuga de capitais de investidores, escassez de crédito, aumento do desemprego, revoltas populares por causa da redução de gastos, diminuição das notas dadas por agência de risco das nações e bancos dos países envolvidos, a queda do PIB e dos países da União Europeia.
Países destaques foram Inglaterra, que estimulou ao desenvolvimento da marinha marcante, á balança comercial favorável. França que procurou pela manufatura e taxação alfandegária.