Blitzkrieg: Uma Doutrina Militar que revolucionou a Guerra Moderna
O termo Blitzkrieg foi usado pela imprensa em 1939, após a invasão alemã a Polônia iniciada em 1º de setembro daquele ano. E embora se fale dessa doutrina sempre que se estuda sobre a Segunda Grande Guerra Mundial, muito pouco se esclarece sobre seus fundamentos, metodologia de emprego e sobre a revolução que ela trouxe a guerra moderna. Anteriormente ao emprego do Blitzkrieg a Escola militar de maior representatividade era a Francesa, as forças armadas aliadas se enquadravam nessa escola, caracterizada pela defesa de posições fixas e pouca mobilidade, e em parâmetros militares muito conservadores. Que foi superada pela escola Alemã, muito rapidamente uma vez que a mesma introduziu a doutrina militar operacional Blitzkrieg a qual se caracterizava pela grande mobilidade, capacidade rapida de manobra e agressividade do ataque utilizando-se do elemento surpresa.
Na atualidade a guerra-relâmpago foi uma estratégia utilizada em dois conflitos: na guerra do Golfo em 1991, pelo general norte-americano Norman Schwarzkopf que então comandou as tropas da coalizão internacional que derrotou o Iraque nessa guerra. E posteriormente na invasão do Iraque pelo general estadunidense Tommy Franks.
Objetivos Gerais
Utilizando linguagem simples e acessivel auxiliar na compreensão de o que foi a Blitzkrieg Analisar os fundamentos da doutrina militar Blitzkrieg, seu emprego, caracteristicas basicas e o contexto histórico de seu desenvolvimento e emprego pela Alemanha durante a Segunda Grande Guerra Mundial.
Objetivos Especifícos
Auxiliar na compreensão da rapida expansão alemã na primeira fase da Segunda Grande Guerra Mundial. Demonstrar a evolução da estratégia militar traçando um paralelo entre as Escolas Militar Francesa e Alemã.
Analisar os reflexos do Blitzkrieg na estratégia militar moderna.
Origens do Blitzkrieg
Nos anos 20 estudiosos ingleses como capitão Liddel Hart, o major Fuller e o