SINAN
Valquiria Silva
Wanessa Carvalho
Professora: Renata Martins
UniCeub - Centro Universitário de
Brasília
Enfermagem – Saúde do Adulto.
Breve Histórico
O Sinan foi implantado a partir de 1993, não havendo uma coordenação e acompanhamento por parte dos gestores de saúde.
Foi regulamentado em 1998, designando a FUNASA, por meio do Cenepi, como a gestora nacional do sistema.
Com a criação da SVS, em 2003, as atribuições do
Cenepi passar a ser da SVS.
Objetivos
Coletar, transmitir e disseminar dados gerados pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo, por intermédio de uma rede informatizada, para apoiar o processo de investigação e dar subsídios a analise das informações de vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória.
ATRIBUIÇÕES DAS TRÊS ESFERAS DE GOVERNO
No âmbito da União – estabelecer diretrizes e normas técnicas para o Sinan; prestar apoio técnico para as unidades federadas; estabelecer fluxos e prazos para o envio de dados a nível estadual; atualizar e fornecer as versões do Sinan.
No âmbito do Estado – consolidar os dados do
Sinan; fornecer apoio técnico aos municípios; fornecer fluxo e prazos para o envio de dados pelo nível municipal; distribuir as versões do Sinan para os municípios; enviar os dados a SVS/MS regularmente.
No âmbito dos municípios – prestar apoio técnico as unidade notificantes; coletar, consolidar, estabelecer fluxos e prazos para o envio de dados pelas unidades notificantes; enviar os dados ao nível estadual, observando os prazos estabelecidos pela SVS/MS.
Distrito Federal – compete as atribuições referentes aos municípios e estados.
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA
Coleta de Dados - Utiliza instrumentos de coleta padronizados, e cada vez que estes são atualizados os antigos devem ser recolhidos e substituídos.
Fichas de Notificação – Deverão ser