Tecnologia wimax
WIMAX (Worldwide Interoperability of Microwave Access) é uma tecnologia de comunicação sem fio baseada em padrões que oferece conexões de banda larga com alto volume de transmissão de dados por longas distâncias. Uma implementação do padrão IEEE (Institute of Eletrical and Eletronics Engineers) 802.16, a WIMAX fornece conectividade de área metropolitana MAN (Metropolitan Area Network) com velocidades de até 75 megabits por segundo (Mbps) por estação base, com células de tamanhos típicos de 2 a 10 quilômetros. (Eduardo Prado, M. Sc., 2008).
Uma das principais aplicações do WIMAX é a oferta de acessos banda larga a internet, como alternativa ao ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line). Ele foi desenvolvido visando aplicações fixas, nômades, portáteis e moveis. (Eduardo Prado, M. Sc., 2008).
O problema de assegurar conexão em banda larga com qualidade, ou seja, ao usuário, normalmente, é resolvido através das tecnologias: DSL (Digital Subscriber Line) ou cabo. No entanto, estas tecnologias estão restritas a limitações comuns as redes cabeadas: alto custo de instalação de infra-estrutura, não suporte a mobilidade e limitações físicas (como no caso do DSL). O IEEE 802.16 surge como a solução para tais problemas, pois promove uma grande facilidade e rapidez de instalação da rede, possibilita atingir regiões nas quais não existe infra-estrutura de banda larga com fio, cobre uma área considerável e possui menor custo de manutenção.
2. História Nos anos 90 começou a se pensar em sistemas sem fio, visando oferecer Internet banda larga para a última milha. Dentre quais podemos citar o LMDS (Local Multipoint Distribution Service) que usava a modulação convencional QAM e necessitava de linha de visão (line-of-sight – LOS). Outro era o MMDS (multichannel multipoint distribution services) que operava perto de 2GHz e também precisava de linha de visão. As novas tecnologias utilizaram soluções como OFDM (orthogonal frequency-division multiplex) e CDMA (code