Blindagem eletromagnética
BLINDAGEM ELETROMAGNÉTICA
CURITIBA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. BLINDAGEM 3
2.1. Blindagem Magnética ou Ferromagnética 4
2.2. Blindagens Condutivas 6
3. PROJETO DE BLINDAGEM DE AMBIENTES 7
4. BLINDAGEM DE CONDUTORES ELÉTRICOS 9
4.1. Blindagem da Isolação 10
4.2. Blindagem Metálica 11
4.3. Cabo de Par Trançado 12
5. REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Uma blindagem eletromagnética pode ser projetada com relativa facilidade, mas exige um estudo cuidadoso das condições do circuito eletrônico, freqüências envolvidas, limitações mecânicas e de custo. Implementar uma blindagem ao final do projeto sempre será mais difícil, mais caro e o resultado pode inviabilizar um projeto. Uma blindagem deve ser considerada desde o início do projeto, mesmo que ela não venha a ser utilizada no final. Adaptações mecânicas em projetos finalizados sempre serão traumáticas.
Com a utilização crescente do espectro eletromagnético por diferentes sistemas de comunicações (telefones móveis, pagers, laptops com um misto de tecnologias de celular, Wi-Fi e Bluetooth, teclados e mouses sem fios, redes sem fios, walkie-talkie digital, Wi-Max/UWB, etc.), além das perturbações eletromagnéticas radiadas por diferentes sistemas eletroeletrônicos instalados nas imediações, torna-se imprescindível avaliar eventuais situações em potencial para o aparecimento de problemas de interferência devido a campos eletromagnéticos.
Nesse sentido, é fortemente recomendado um levantamento preliminar da situação existente por meio da medição de campos EM no local em que o sistema eletrônico virá a ser instalado.
BLINDAGEM
Qualquer material colocado no caminho entre um circuito que gere ruído elétrico e outro que sofra interferência e que reduza sua intensidade pode