blender
Bem-vindo ao Blender! A documentação do Blender é composta de muitas partes: este manual do usuário, um guia de referência, tutoriais, fóruns e muitos outros recursos na web. A primeira parte deste manual irá guiá-lo através de download do Blender, instalação, e se você optar por baixar as fontes, a construção de um arquivo executável para rodar em sua máquina.
O Blender tem uma interface muito incomum, altamente otimizada para a produção de gráficos 3D. Isto poderia ser um pouco confuso para um novo usuário, mas vai provar a sua força no longo prazo. É altamente recomendado que você leia nossa seção sobre a interface cuidadosamente, tanto para se familiarizar com a interface, quanto com as convenções utilizadas na documentação.
O que é Blender?
O Blender foi concebido em dezembro de 1993 e nasceu como um produto utilizável em agosto de 1994, como uma aplicação integrada, que permite a criação de uma ampla gama de conteúdos 2D e 3D. O Blender fornece um amplo espectro de recursos de modelagem 3D, texturização, iluminação, animação e pós-processamento de vídeo e desenvolvimento de jogos 3D, integrando todas estas funcionalidades em um único pacote. Através de sua arquitetura aberta, o Blender fornece interoperabilidade entre plataformas, extensibilidade, uma carga de peso para o computador incrivelmente pequena, e um fluxo de trabalho totalmente integrado. O Blender é um dos mais populares aplicativos gráficos Open Source 3D no mundo.
Destinado a nível mundial a profissionais de mídia e de artistas, o Blender pode ser usado para criar visualizações 3D, ser usado como cama de testes de visualização, bem como fabricar e difundir vídeos com qualidade de cinema, enquanto a incorporação de uma máquina de renderização 3D em "Tempo-Real" (Real-Time) permite a criação de conteúdo 3D interativo para amostras - para reprodução e interação.
Originalmente desenvolvido pela empresa 'Not a Number' (NaN), o Blender é agora continuado como