como sobreviver ao mercado de trabalho
E
GIZELLE SANCHES
Revisão: Tiny Machado de Campos
COMO SOBREVIVER NO
MERCADO DE TRABALHO
1ª EDIÇÃO ELETRÔNICA
SÃO PAULO
CINTRA LEITE EDITORA – 2000
FASE I
VOCÊ ESTÁ EM VIAS DE PERDER
O SEU EMPREGO?
Autores: Roberto Cintra Leite e Gizelle Sanches
♦ Não desista do seu emprego! Negocie!
♦ Fui despedido! Como é que eu fico?
♦ Em quais profissões você tem mais chances?
NÃO DESISTA DO SEU EMPREGO – NEGOCIE!
Você está tremendo na base e com medo porque sabe que a qualquer momento alguém o derruba ou você será chamado ao Departamento Pessoal para ser despedido(a). Nesta fase, sua adrenalina está em alta e quando o chefe pede para a secretária lhe chamar na sala dele, você imagina o pior! O telefone toca, você não quer nem atender, pois talvez seja a hora da verdade. Seus colegas já não vêm à sua sala nem passam na sua mesa. O serviço já começou a ser distribuído para outras pessoas e os documentos não mais circulam na caixa de entrada da sua mesa.
Meu amigo, você está na geladeira, como se diz nas empresas públicas.
Se você agüentar a pressão, talvez possa até ganhar algum tempo para decidir o que vai fazer. Evite deixar as coisas chegarem a esse ponto, porque talvez não haja mais retorno.
Quando você perceber que o canhão está virando na sua direção, adiante-se à catástrofe e vá conversar com o seu chefe, antes dele tomar a decisão.
Antes de tentar qualquer coisa para salvar o emprego, verifique quais valores ou benefícios você poderia abrir mão em favor da empresa, calculando qual a retirada mínima que você poderia aceitar para somente sobreviver durante um certo período.
COMO NEGOCIAR A FLEXIBILIZAÇÃO DO SEU EMPREGO
EM DEZ PASSOS ?
O primeiro passo é propor uma redução de salário, temporariamente, para dar um fôlego financeiro para a empresa.
O segundo passo é propor a redução do período integral para meio período e, 50% (cinquenta por cento) do salário, ou trabalhar 3 ou 4 dias por semana em