Resumo do livro como sobreviver ao mercado de trabalho FASE II
O tema proposto procura dar dicas de como fazer uma autoanálise no sentido de melhorar a apresentação como profissional em uma empresa, tanto na forma de agir como também de se apresentar. Por exemplo, ele fala da importância da aparência, no caso, vestido formalmente, fala também de como tratar as pessoas, a importância de falar e escrever corretamente, de ser criativo e ter rapidez no raciocínio e de como se tornar um líder em um trabalho em equipe.
Dá dicas também com relação ao que as empresas procuram atualmente. Hoje, elas não se preocupam apenas com seu conhecimento profissional, querem também alguém que tenha envolvimento com diversas áreas, sugerindo ideias, procurando minimizar os riscos em uma determinada tarefa, não se furtando em prováveis dúvidas, alguém que busque informações com pessoas de mais conhecimento, demonstrar confiança e determinação, entre outros.
Mostra também como as empresas hoje procuram aplicar testes de perfil para cada candidato, a fim de determinar o profissional certo para cada função. Para isso elas aplicam um questionário com vários itens e através dele fazem a análise do perfil do candidato.
Por fim ele fala da importância da entrevista, através do profissional de Recursos Humanos que poderá sentir as reações do entrevistado, muitas das quais ele respondeu no questionário, e pode compará-las para ver até onde elas condizem com a verdade.
O QUE FAZER PARA SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO?
O texto demonstra que, se você foi demitido procure responder aos anúncios, onde nem sempre seu perfil se encaixara nas ofertas, mesmo assim deverá tentar.
Para se recolocar no mercado novamente uma opção seria através de indicação, isso abriria uma porta aumentando a sua credibilidade, porque agrega um grande valor ao seu nome.
Procure ter uma rede de contatos ampla, para que você possa ser lembrado e os mesmo saberem das suas qualificações.
Se você conseguiu deixar o seu ultimo ou penúltimo emprego numa boa,