DE CONTADOR A CONSULTOR
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALEXANDRE
DE CONTADOR A CONSULTOR
Fichamento apresentado no curso de bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Contabilidade Geral II, no 2º período, sob a orientação do Professor
Outubro de 2013
ROSA, José Antônio. De Contador a Consultor. José Antônio Rosa, José Olinquevitch. 2. Ed. São Paulo: IOB, 2008.
Resumo da obra
Em síntese a obra tem com principal objetivo ajudar ao contador a pensar sua profissão no contexto das mudanças atuais, ou seja, ajudar o empreendedor a ter maior sucesso. O contador pode e deve ampliar suas funções, ao mesmo tempo em que deixa algumas de lado, ou porque elas desapareceram ou porque se tornaram menos importantes. O caminho natural do contador é transformar-se em consultor o que ele de certa forma já é, mas não percebe.
Capitulo I - De Contador a Consultor mudando a autodefinição
Atualmente as empresas necessitam cada vez mais das informações contábeis para conhecerem os seus resultados e o controle que deve ser exercido sobre o seu patrimônio. Esse interesse pelos resultados é imprescindível aos administradores, acionistas, financiadores, fornecedores, e poder publico. (p. 12)
O consultor é um profissional que orienta outros a realizarem eu trabalho, tomarem suas decisões. Sem estar vinculado permanentemente ao processo de trabalho especifico, é convocado a estudar questões, analisar problemas, fazer avaliações, opinar, sugerir, para que os outros levem o trabalho adiante, atuando como executores ou como lideres. O consultor não toma decisões no lugar do empresário, não assume papéis executivos, embora muitas vezes o cliente queira que ele faça. (p.14)
Parecer
Nesse capitulo descreve um papel de grande relevância para aqueles que são contadores e aqueles que pretendem adentrar-se na profissão que é uma visão além do