blabla
O modo de produção neoliberal é capitalista e com a legitimação da concorrência, o estado pouco intervém na economia, somente o faz em situações consideradas extremas. Distribui-se o produzido através das rendas individuais, resumidamente, quem tem dinheiro para comprar, comprará. Há pouquíssima ação por parte do Estado para fazer quem não tem dinheiro ter a mesma possibilidade de adquirir algo. Em tempos de instabilidade econômica no Brasil, onde a inflação chegava a percentuais absurdos, fora implantado o Plano Real. Com a moeda fortalecida, as grandes empresas passam a adquirir um maquinário mais avançado (em grande maioria importados), tornando a produção em uma produção alta, veloz e de grande aproveitamento (como se produz). As empresas menores(micro e familiares) perdem o seu espaço, pois a produção do mais básico ao mais complexo se dá pelos “robôs”, produzindo em larga escala: carros, alimentos, vestuário,etc.. (o que se produz) com custos menores do que anteriormente.
2º Caracterização das Relações Sociais (Superestrutura): Desigualdade Social e Valores Culturais,a partir das idéias de ZygmuntBauman.
Devido a instabilidade econômica que o país atravessou antes da implementação do plano real, foram alavancadas as desigualdades sociais, pois as classes menos favorecidas tiveram contato direto com a inflação. O modo neoliberal apenas resgatou a economia, legitimando a desigualdade como algo normal, onde o dinheiro não só é uma necessidade, mas uma questão de status, onde sempre um terá mais que o outro e quem tiver mais terá mais poder/será mais forte. (desigualdade social). Cada vez há menos tempo para o lazer, mais pessoas sem tempo para nada, vivendo para o trabalho, e na grande maioria do tempo, sendo explorada. A meritocracia tanto ressaltada pelos que defendem o sistema neoliberal é relativa, pois nem todos tem as mesmas condições (dinheiro/estrutura familiar) para se almejar/alcançar algo. Sobre