blabla
Digite o título do capítulo (nível 1) 1
Digite o título do capítulo (nível 2) 2
Digite o título do capítulo (nível 3) 3
Digite o título do capítulo (nível 1) 4
Digite o título do capítulo (nível 2) 5
Digite o título do capítulo (nível 3) 6
MST – Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terras
O que é?
O MST (movimento de trabalhadores rurais sem terras) consiste em uma organização que apresenta como objetivo uma correta divisão de terras na sociedade brasileira. Desse modo, buscam diminuir a desigualdade da concentração da posse de terras entre os grandes latifúndios sobre os pequenos camponeses. Os latifúndios acabam apresentando uma grande concentração de renda, já os camponeses, perdem seu comércio e acabam perdendo suas terras gerando um aumento da pobreza no campo. Muitas famílias ligam-se a esses movimentos com o desejo de conseguir um pedaço de terra para sua sobrevivência. A esses camponeses que perderam seu meio de produção, resta o êxodo rural para as cidades, que implica em uma piora na vida nos territórios urbanos pela falta de infraestrutura para receber essas populações.
“Há, de um lado, milhares de famílias Sem Terra que almejam conquistar um pedaço de chão para a sua sobrevivência. De outro, existe o latifúndio, defendendo sua posse a todo custo e impedindo o cumprimento da Constituição de 1988.”
(MST, 2009)
Resumidamente, o MST é um movimento que vem tentando contribuir com as famílias que necessitam de um pedaço de terra para sobrevivência, ou seja, buscam uma reforma agrária. Levam em frente ao seu movimento realização dos direitos sociais garantidos na Constituição e por medidas de melhoria das condições de vida do povo brasileiro, como escola, saúde, trabalho e dignidade.
História
Tudo começou no Paraná quando camponeses autônomos decidiram se organizar para lutarem por uma reforma agrária e por modificações necessárias para o país. Eram posseiros,