blabla
1. MIGRAÇÕES Toda migração corre em busca de uma vida melhor! Pelas razões mais diversas, as migrações sempre ocorreram na história da humanidade. Movimentos para outros países, cidades ou do campo para os centros urbanos. De maneira pacífica ou violenta; legalmente ou clandestinamente; através de crises sociais, econômicas ou políticas, essas migrações provocam reações populares nas sociedades. É comum as “maiorias étnicas” (naturais da terra) culparem as minorias (migrantes) pelas crises em seus países, o que causa a xenofobia (aversão a estrangeiros) causando conflitos sociais. Esses problemas aconteceram na “Idade Média” em toda a Europa (séc. IV e V). Foi o período das migrações de grupos nômades de vários lugares que invadiam, saqueavam e ocupavam cidades do Império Romano. Esses nômades eram conhecidos como BARBAROS. Bárbaro é uma palavra de origem grega e significa gago ou balbuciante. Os gregos designavam “bárbaros” os que não sabiam falar o grego. Depois a palavra foi usada pelos romanos para designar os estrangeiros (não falavam latim e não faziam parte do império romano). Bárbaros eram aqueles contrários as civilizações grego-romana. A maioria dos bárbaros eram povos germânicos e eslavos. Ex de bárbaros: GERMANOS (Alemanha e Republica Tcheca de hoje).
POLÍTICA = Eram guerreiros ferozes e tinham muito prestígio pois eram os governantes. A organização política era centrada no clã (o chefe da família tinha que proteger sua linhagem).
ECONOMIA = Baseada na agricultura desempenhada pelas famílias (terras coletivas e com escravos), na pecuária, caça, pesca e nas pilhagens dos povos dominados nas invasões. Desenvolveram a metalurgia = fabricavam armas, carros de combate, barcos e peças para guerras.
RELIGIÃO = Não usavam templos. Os rituais eram feitos em bosques ou montanhas e estavam ligados ao “espírito guerreiro”. Os poemas, canções e festas enalteciam heróis de combates. Cada tribo (clã) cultuava um