197963080213
751 palavras
4 páginas
A combustão da velaObjetivo identificar os elementos de uma combustão;
Combustível: Um material que pode ser oxidado, e os mais comuns são gases inflamáveis e solventes orgânicos, porém muitos metais na forma sólida não são inflamáveis, como o ferro ou o magnésio.
Comburente: É um material que oxida o combustível, normalmente é o oxigênio (do ar), porém muitos outros compostos podem participar desta reação, como o permanganato, ou nitrato, ou perssulfato, ou peróxidos, superóxidos, etc.
Temperatura: A temperatura alta não tem um fator decisivo na combustão, pois ela só tem uma grande influência em alguns tipos de fogos, em outros não. Pode haver fogo de baixo d’água, ou sobre o gelo, ou até em temperaturas abaixo de zero grau Celsius.
Reação química: É um dos fatores mais importantes na combustão, sem a reação química nada acontece. É quando o comburente e o combustível se combinam liberando grande quantidade de calor, e isso só acontecem em condições ideais.
Ex.ª: A quantidade exata de combustível, comburente e fatores físicos (temperatura e pressão) e químicos (catalizadores, quando necessários). Se você tiver muito combustível e pouco comburente não pega fogo. Um tanque cheio de gasolina não pega fogo, só se você jogar (muito) ar dentro do tanque. A Bombril não pega fogo, a não ser que você jogue muito ar dentro dele, ou com o pouco oxigênio do ar fornecendo alta temperatura. Não existe apenas uma condição, mas uma série de condições entre os quatro elementos para se reproduzir uma reação variada.
Objetivo Dois: Explicar porque a água sobe dentro do copo;
Em volta do pavio da vela estarão presentes algumas moléculas de calor bem afastadas umas das outras devido à temperatura. Quando a vela apaga devido à falta de O2 a temperatura vai se comprimindo e formando uma zona de baixa pressão, assim a água terá uma pressão bem maior do que de dentro do copo por isso o nível d’água sobe, para equilibrar a pressão, a mesma cai rapidamente fazendo com que o