Câmbio
No Pagamento Antecipado – PA, o exportador toma crédito de um banco ou recebe recursos do importador de uma exportação que pode ocorrer em até cinco anos, está é uma linha de longo prazo.
No Adiantamento sobre Contrato de Câmbio – ACC, o banco antecipa ao exportador o pagamento de uma venda já realizada, mas ainda não embarcada, tendo 360 dias de prazo para que o embarque seja efetivado.
Em maio de 2013 ocorreu uma forte alta da cotação do dólar, o que tornou atrativo naquele momento a antecipação de recursos de exportações para “garantir” a entrada de reais com boa taxa de câmbio.
2) Por que, em 2014, as empresas estão preferindo tomar linhas de financiamento a exportação mais longas do que o ACC?
Devido à expectativa de volatilidade do câmbio perante as incertezas que costumam pairar em ano eleitoral. Além disso, não está em vigor uma restrição utilizada pelo governo em 2012 para reduzir a entrada de dólares no país. O governo havia reduzido o prazo da operação com isenção de IOF de cinco anos para 360 dias. Com a queda desta restrição o PA torna-se também atrativo do ponto de vista dos impostos.
3) Por que os exportadores estão aproveitando a alta da taxa de câmbio para trazer para o Brasil dólares mantidos no exterior?
Para aproveitar a alta cotação e obter ganhos na troca da moeda de dólar para real. Além disso, a perspectiva de que a redução do fluxo de dólares no país possa fazer com que o governo reduza o prazo que as empresas possuem para internalizar os recursos provenientes de suas receitas de exportações.
4) Explique a relação entre a taxa de juros do ACC e o cupom cambial. Por que, no final de 2008 e início de 2009, houve oportunidade de arbitragem no cupom cambial?
Cupom cambial é a taxa de juros em que são negociadas transações indexadas ao dólar no Brasil. A oportunidade decorreu do aumento do cupom cambial com