Biólogo
Pontos Nodais
Membrana Plasmática o Estrutura o Transporte Passivo e Ativo
Organelas Celulares o Célula Animal x Célula Vegetal
Processos de Obtenção de ATP o Fermentação o Respiração Celular Aeróbica o Respiração Celular Anaeróbica
Membrana Plasmática
A membrana plasmática é responsável por delimitar a célula, ou seja, separar o meio interno do externo. Não é, porém, impenetrável, permitindo interações com o meio externo de forma seletiva.
É formada principalmente de fosfolipídios, que possuem uma metade polar e outra apolar. Por causa disso, eles se organizam na forma de uma bicamada, onde as metades apolares de dois fosfolipídios se atraem e unem-se, deixando suas metades polares voltadas ou para o meio interno ou para o meio externo. Essa dupla camada é denominadas mosaico fluido.
Nesse mosaico fluido, estão inseridos o glicocálix, um conjunto de glicídios
(carboidratos) localizados na face externa da membrana plasmática, e proteínas localizadas entre fosfolipídios, podendo inclusive serem integrais (ou seja, podem estar em contato tanto com o meio externo quanto com o interno). Os tipos de carboidratos do glicocálix e de proteínas geram a especificidade da célula. São responsáveis pela identificação da célula, por ligarem-se com substâncias do meio externo (ou seja, funcionam como receptores da membrana plasmática) e por comunicar-se com células vizinhas. Além disso, há também a presença de colesterol na membrana plasmática, responsável por dar fluidez e movimento à bicamada de fosfolipídios.
Transporte Celular
O transporte celular é o transporte de substâncias e do meio externo para o interno ou vice-versa. Pode ser classificado em passivo, quando ocorre naturalmente e sem gasto de energia, e em ativo, quando ocorre forçadamente e com gasto de energia. Há três tipos de transporte passivo:
Difusão Simples: ocorre através da dispersão de determinada substância que é
absorvida