bitcoins
FCAP – FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO
Mercado de Capitais
“Moedas Virtuais: Bitcoins”
Equipe:
Fernanda Ribeiro
Raiane Correia
Resumo
Bitcoin é uma forma de dinheiro virtual ou digital, um P2P, o sistema de dinheiro eletrônico. De forma mais concisa, ele basea-se em um protocolo de criptografia de código aberto, logo independente de qualquer autoridade centralizadora, como o Banco Central por exemplo, ou outra instituição administrativa. Os Bitcoins são criados e administrados de forma descentralizada dentro de uma rede e podem ser transferidos através de um computador ou smartphone sem uma instituição financeira intermediária. A moeda existe desde 2009 e é, deste modo, aceita como um instrumento legal de pagamento em vários países, mas sua principal característica é a aceitabilidade em largas operações mundiais pela Internet. Em junho de 2011 um novo panorama começou a ser desenhado, Wikileaks e outras organizações começaram a aceitar bitcoins para doações.
Tendo em vista a diferente abordagem sugerida pela implementação desse novo sistema monetário, a prosposta do presente será destrinchar apesctos do mesmo, propando um melhor esclarecimento sobre o assunto.
Sumário
Resumo 2
Introdução 4
1.Histórico 6
Pre-criação 6
Criação 6
Crescimento 7
2. Subjetividade no valor do Bitcoin 8
3. Sistematica dos Bitcoins 9
O funcionamento da rede 9
Gerando Bitcoins 10
4.Por que usar bitcoins? Vantagens e desvantagens 11
5. Exemplos de uso 12
6. Situação atual & Brasil 13
Conclusão 14
Bibliografia 15
Introdução
A ampla utilização e disponibilização de tecnologias criptográficas, juntamente com a internet, possibilitou a troca segura, anônima e distribuída de mensagens. Utilizando essas tecnologias como base, foi desenvolvido um protocolo para um sistema financeiro