Bish
Estrutura de Capital e sua Relevância para a Organização
Autor: Daniel Yoshio Shinohara
Graduado no curso de Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em dezembro de 2002.
Endereço: R. Carlos Sampaio, 118, ap. 133 – Bairro Bela Vista, CEP 01333-020
Telefones para contato: (0xx11) 3285-676 (0xx11) 9254-1341
E-mail: danielshinohara@yahoo.com.br
Resumo
A estrutura de capital é um assunto de grande relevância para a administração de uma empresa, já que se relaciona à função primordial de todo administrador, a maximização da riqueza dos acionistas. Esta relação surge em função da afirmação de que o valor ótimo de uma empresa decorre, dentre outros fatores, da escolha da estrutura ótima de capital, isto é, a escolha da forma de financiamento que proporciona à empresa o menor custo médio ponderado de capital. Este artigo tem como intuito explicar o termo estrutura de capital, sua relevância para a organização e as dificuldades quando da busca pela chamada estrutura ótima de capital.
Introdução
Sabe-se que a função essencial da administração em uma organização refere-se à maximização da riqueza dos proprietários, e neste sentido, o planejamento e o controle de resultados justificam-se pela produção de resultados relevantes diretamente relacionados à execução efetiva das responsabilidades primordiais da administração, como bem mostra WELSCH (1983). Dentre os diversos tipos de planejamento, o planejamento financeiro constitui-se em um dos mais importantes aspectos para o adequado funcionamento e sucesso da empresa no longo prazo, à medida que facilita o desempenho do processo de administração; a definição da estrutura de capital a ser adotada pela empresa é decisiva para uma maior eficiência na consecução dos objetivos estabelecidos a priori.