BISFENOL
O Bisfenol-A (BFA) é um composto orgânico utilizado, em geral, na produção de resinas epóxi que são aplicadas, basicamente, no envernizamento interno de latas de alimentos e na produção de policarbonatos que, por sua vez, são utilizados na confecção de mamadeiras, potes, garrafas, etc. A molécula de Bisfenol-A é mostrada na figura abaixo.
O Policabonato de Bisfenol-A é um termoplástico de alta resistência e transparência, sua molécula é mostrada abaixo.
Dentre as suas aplicações, podemos encontrar o policarbonato em luminárias, óculos de sol, equipamentos eletrônicos, tetos solares, mamadeiras, estufas e potes para armazenamento de alimentos. A resina epóx é utilizada como verniz com o intuito de evitar o contato direto do metal com o produto armazenado, ou, se aplicado externamente, como proteção contra a corrosão atmosférica. Entre as resinas epóx mais utilizadas como principais componentes de vernizes, encontram os epóxi-fenólicos e organossóis.
2.2.1 Ação do Bisfenol-A no organismo
O BFA é uma das substâncias mais estudadas no mundo. Segundo pesquisas publicadas nos últimos anos, constatou-se que essa substância tem ação similar com o hormônio feminino e da tireóide. Ao entrar em contato com o organismo, a substância pode afetar o sistema endócrino, ou seja, causar alterações na ação dos hormônios naturais do corpo. Essa modificação hormonal é prejudicial à saúde, pois pode causar infertilidade, endometriose, modificações no desenvolvimento de órgãos sexuais e, caso o contato com o Bifenol-A seja mais prolongado, gerar câncer. Após a constatação dos riscos à saúde decorrentes da exposição ao BFA,em setembro de 2011, foi proibido, pela Anvisa, a fabricação e comercialização de mamadeiras contendo policarbonato de Bisfenol-A, devido a sua ação nociva no organismo, principalmente, de crianças. A ANVISA também alegou que o sistema de eliminação da substância pelo corpo humano não é desenvolvida em recém nascidos.
No ano