bioética
O projeto modernidade é um projeto muito ambicioso e revolucionário , dizem que ele é sustentado por dois pilares : o pilar da regulação social e o pilar da emancipação social , cada um deles constituídos por três princípios .
OS DIREITOS HUMANOS E A PÓS-MODERNIDADE
Uma tal concepção deve assentar em duas questões . A primeira questão iz respeito a natureza e ai âmbito dos direitos humanos , a segunda questão diz respeito aos tipos e objetivos das lutas a empreender .
Quanto a primeira questão sobre a natureza dos direitos humanos , observa que o paradigma da modernidade concebeu os direitos humanos como emanação do direito e este como emanação do Estado . só o direito do estado sofreu o impacto democratizador dos direitos humanos . omitiu-se portanto , a questão do pluralismo jurídico sobretudo no entendimento que lhe deram a sociedade e as antropologia jurídicas das três ultimas décadas .
DIREITOS HUMANOS
Direitos humanos são direitos e liberdades a que todos têm direito, não importam quem seja nem onde vivam. Para viver com dignidade, os seres humanos têm o direito de viver com liberdade, segurança e um padrão de vida decente.
Os direitos humanos não precisam ser conquistados – eles já pertencem a cada um de nós, simplesmente por sermos seres humanos. Não podem ser retirados de nós – ninguém tem o direito de privar qualquer pessoa de seus direitos.
Os direitos humanos são protegidos sob o direito internacional, fundamentados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração expressa a busca pela dignidade humana e faz os governos se comprometerem com a defesa dos direitos humanos de todos. Nos mais diferentes lugares do planeta, as pessoas seguem lutando para que essa promessa se torne realidade.
Os direitos humanos como valores transculturais
Muito antes da emergência das teorias pós-estruturalistas e pós-modernas, a doutrina jusnaturalista, com a postulação de