bioética
AUTOR IGOR DE OLIVEIRA
RESEUMO
Referente à bioética, o dever do estado de cobrir tratamentos e fornecer saúde básica, definindo o que é saúde básica, é colocado em questão quais os tratamentos que se encaixam nesse âmbito, incluindo tratamentos mais específicos a saúde fornecida pelo estado: próteses, tratamentos diferenciados e especificamente tratando de fertilizações e conseqüente a eugenia positiva e negativa e seus reflexos na sociedade e ética nos dias de hoje e no futuro.
PALAVRAS CHAVE
Vida - Dignidade da pessoa humana – Saúde – Tratamento – Fertilização in Vitro - Eugenia
1. INTRODUÇÃO
A medicina e a saúde avançam cada dia mais e seu principal objetivo é entregar esse avanço e entregar para toda a população. A medicina juntamente com o Estado tem o dever de entregar esses benefícios para o povo.
Será mostrado a seguir até onde estes órgãos tem o dever de entregar o tratamento básico ao povo, e os avanços da medicina, até onde vai o direito do povo de receber e principalmente a repercussão que os tratamentos mais avançados tem na sociedade, se devem ser usados e de que forma para não influenciar em desbalanceamento genético e desenvolvimento desenfreado da raça humana
2. DESENVOLVIMENTO
Os direitos que temos em vida são tão importantes que a vida em si não é um direito, mas sim um pressuposto para termos direitos, direitos estes que são inúmeros e diversos, porém tratarei apenas dos direitos no âmbito da saúde, direitos humanos nesse âmbito e conseqüentemente deveres de terceiros para que o ciclo da vida se torne saudável.
A saúde é diariamente vista como estar isento de doenças, o que na verdade esta bem longe de atingir a real idéia da palavra saúde, que no real sentido ou pelo menos no sentido que deve ser interpretado perante o mundo jurídico, que é estar físico e mentalmente bem. A saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado.
A dignidade da