Difração de Raio X
Pré-moldada e Alvenaria Estrutural
Nome: Lucas Borcart
Disciplina: Introdução à Engenharia Civil
Professora: Danielle de Souza Clerman Bruxel
Curso: Engenharia Civil
Turma: 9719J
Estruturas Pré-Moldadas
Compõem as estruturas pré-moldadas os pilares, as vigas e as lajes. São estruturas pré-fabricadas em alguma empresa especializada ou no próprio canteiro de obras e depois posicionada em seus lugares determinados na obra. São feitas de concreto armado. As estruturas pré-moldadas começaram a ser utilizadas na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, pois a Europa estava em ruinas e precisava urgentemente de uma reconstrução extremamente rápida e em larga escala.
As estruturas pré-moldadas vem ganhando muito espaço atualmente no Brasil, pois gera maior agilidade da obra, economia dos materiais e da mão de obra, bem como a limpeza no canteiro. Atualmente tem havido falta de mão de obra especializada na construção civil, assim o uso do pré-moldado ganhou espaço facilitando a vida dos construtores.
A utilização do pré-moldado numa obra precisa de planejamento anterior ao projeto arquitetônico, principalmente se essa obra sai dos padrões convencionais dos barracões. Pode se utilizar pré-moldados para construção de casas, prédios, supermercados, galpões, etc.
Exemplos de obras com estruturas pré-moldadas:
Teatro da Universidade Feevale Hospital da Aeronáutica-Canos/RS
Alvenaria Estrutural
Na alvenaria estrutural, as paredes são as estruturas da obra, por isso elas nunca devem ser removidas. No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, encarregados de receber o peso da obra. Na alvenaria estrutural são as próprias paredes que sustentam o peso. Por conta dessa ausência de pilares e vigas o custo da obra é menor.
Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como