Bioética
Uso oral
Uso adulto e pediátrico
Formas farmacêuticas e apresentações - Comprimidos de 5 mg: Caixas contendo 30 e 60 comprimidos. Xarope 1 mg/ml: Frascos contendo 120 ml.
Indicações do medicamento - RETEMIC (cloridrato de oxibutinina) é um antiespasmódico urinário, indicado para o alívio dos sintomas urológicos relacionados com a micção, tais como: incontinência urinária, urgência miccional, noctúria e incontinência em pacientes com bexiga neurogênica espástica não-inibida e bexiga neurogênica reflexa. Coadjuvante no tratamento da cistite de qualquer natureza e na prostatite crônica. Nos distúrbios psicossomáticos da micção. Em crianças de 5 anos de idade ou mais, para a redução dos episódios de enurese noturna.
Contra-indicações - Em pacientes que apresentam hipersensibilidade ao cloridrato de oxibutinina. O produto é contra-indicado para pacientes com glaucoma, bem como em casos de obstrução parcial ou total do trato gastrointestinal, íleo paralítico, atonia intestinal dos idosos, ou em pacientes debilitados, megacólon, megacólon tóxico com complicação de colite ulcerativa, colite severa e miastenia grave. Também é contra-indicado em pacientes com estado cardiovascular instável em hemorragia aguda e nos que apresentam uropatia obstrutiva. O produto é contra-indicado durante a gravidez e em crianças com menos de cinco anos de idade.
Precauções e advertências - RETEMIC (cloridrato de oxibutinina) deve ser administrado com cuidado nas seguintes situações: Elevada temperatura ambiental ou exercícios físicos. A diarréia pode ser um sintoma inicial de obstrução intestinal incompleta, especialmente em pacientes com ileostomia ou colostomia. Nestes casos, o tratamento com RETEMIC (cloridrato de oxibutinina) pode ser inapropriado e até perigoso. A condução de veículos e o trabalho ou operação com máquinas perigosas podem expor o paciente a riscos, pois a oxibutinina pode provocar sonolência e visão turva. A administração de