Bioética
A Enfermagem vem se desenvolvendo com base em conhecimentos empíricos e teóricos fundamentados em múltiplas atividades profissionais voltadas para a assistência, o ensino, o gerenciamento e a pesquisa. Nesse desenvolvimento da profissão, é levado em consideração o processo de trabalho da equipe de enfermagem, a fim de propiciar uma assistência segura e isenta de riscos ou de danos à clientela. Faz-se necessário que os profissionais de enfermagem conheçam as normas legais que regulamentam os direitos e as obrigações relativos ao exercício da profissão. Contudo, esse conhecimento não deve significar a substituição das dimensões ética e moral que norteiam as ações desses profissionais. Assim, “o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em Enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de Enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população”. (COFEN, 2007)
Dessa forma, a entrevista teve como objetivo verificar se os profissionais da área de enfermagem realmente apresentam conhecimentos sobre o código de ética e saber se colocam em prática suas verdadeiras atribuições que lhes são conferidas através do mesmo.
2 METODOLOGIA
Vide roteiro para realização de entrevista;
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Primeiramente, escolheu-se um enfermeiro de iniciais J.P.L, do sexo masculino, 40 anos de idade. O mesmo apresentava mestrado e 16 anos de formação na área pesquisada. Trabalha na área hospitalar (Hospital Getúlio Vargas) e na área da educação (Faculdade Integral Diferencial).
Dessa forma foi realizado um rol de perguntas, onde a primeira delas perguntava o que significava ética pra você. O profissional em questão, dotado de seus conhecimentos, respondeu que a ética perpassava os princípios morais e serve de