bioética
Caso nº 1
1- O acompanhamento da criança pelos seus pais é uma necessidade ou direito dela?
R: Direito dela,não somente pela necessidade que acriança tem de se sentir amparada e protegida ,a companhia dos pais é legal,considerando que a criança não tem incompetência para tomar decisões próprias. De acordo com o ECA art12,os estabelecimentos de saúde devem proporcionar condições para permanência integral dos pais ou responsável no caso de internações de criança ou adolescente.
2- A intervenção de ensino-aprendizado inoportuna ou inadequada pode ferir o paciente?
R: Sim,de acordo com a DDCAH
3- É responsabilidade ética e dever profissional evitar exposição desnecessária da paciente durante o procedimento,por parte dos profissionais envolvidos?
R: Sim,os profissionais deverão ter bom senso e respeito durante procedimentos em que expõe a paciente.
Caso nº 2
1-Quando e porque suspeitar de maus-tratos domiciliares?
R: Quando a história contada pelos parentes que trazem a criança na Us ,não é compatível com as lesões apresentadas, a demora em procurar atendimento médico ,histórias contadas entre parentes e lesões múltiplas não compatíveis com um único trauma.
2- Que atitudes tomar em relação à preservação da segurança e do bem-estar da criança com suspeita de maus-tratos?
R:De acordo com o ECA Art. 13 ,todos os casos de suspeita de maus-tratos contra crianças e adolescentes devem ser comunicadas ad conselho tutelar da localidade do paciente ,deixar o médico ou o responsável pelo estabelecimento comunicar a autoridade competente.
Caso nº 3
1- A enfermeira pode ou deve contar à mãe o que se passa com a mesma?
R: Não. Somente em situações de emergências em que a menor cuidada não tenha capacidade de avaliar seus problemas e conduzir seu tratamento. Nunca revelar o segredo profissional.
2- A enfermeira tem o direito legal de examinar adolescente na