Bioética
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objectivo abordar os conceitos da bioética no contexto da filosofia, podendo ser definida, em termos genéricos, como a Ética da vida, reflectindo sobre questões surgidas com o progresso da técnica e da ciência, cujo enfoque são as questões referentes à vida do Homem, como também consideramos que este é um tema relevante para qualquer sociedade discutir. Trata-se de um estudo exploratório de natureza bibliográfica e documental. Inicialmente é apresentado um breve histórico da bioética e, posteriormente, discute-se sobre as várias interpretações sobre o aborto, a eutanásia, transplante de órgãos, transfusão de sangue e clonagem. Este trabalho pretende contribuir com as discussões em torno das questões éticas científicas na disciplina de Filosofia.
CONCEITO DE BIOÉTICA
David J. Roy, director do Centro de Bioética da Universidade de Montreal, define a Bioética como “o estudo sistemático das dimensões morais das ciências da vida e de atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas num cenário interdisciplinar”.
Além de ser um conjunto de estudos, debates, discursos e práticas face aos problemas provocados pelo progresso da ciência e da técnica na sociedade, a Bioética é uma prática racionalizada e conjugada de um saber, uma experiência e uma competência normativa no contexto do agir humano.
Algumas definições
"Eu proponho o termo Bioética como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que é tão desesperadamente necessária: conhecimento biológico e valores humanos”. (Potter, Van Rensselaer. Bioethics: bridge to the future. Englewood Cliffs : Prentice Hall, 1971).
“Bioética é o estudo sistemático das dimensões morais - incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas - das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”.