O Modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade
DISCIPLINA: TESTES PSICOLÓGICOS I
Jeanne M.A. Souza
FICHAMENTO
NUNES, Carlos Henrique S S, et al. O Modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade. In:______. PRIMI, Ricardo (org.). Temas em Avaliação Psicológica. Casa do Psicólogo, 2005. P. 87-108.
O modelo dos cinco grandes fatores (CGF), conhecido na literatura internacional como “Big Five”, tem gerado um crescente interesse e muito entusiasmo na comunidade científica por representar uma possibilidade de descrever a personalidade de forma simples, elegante e compreensiva (Primi, p.87).
Na sua formulação atual, o modelo dos CGF propõe cinco fatores denominados Extroversão, Neuroticismo, Realização, Socialização e Abertura para novas experiências... . [...] A origem do modelo dos Cinco Grandes Fatores vem de um grande conjunto de pesquisas na área da personalidade, a partir das teorias fatorais e teorias de trações (Primi, p.87).
Um dos autores pioneiros para o desenvolvimento do Modelo foi McDougall, [...] propôs que ela poderia ser analisada a partir de cinco fatores independentes que, na época, foram denominados intelecto, caráter, temperamento, disposição e humor (John, Angleitner & Osttendorf, 1988)... (Primi, p.88).
... Turstone demonstrou empiricamente a viabilidade do modelo a partir de uma analise fatorial de 60 descritos de traços... Poderiam ser agrupados adequadamente em cinco fatores. No entanto foram necessários cinquenta anos para que os teóricos dessem devida atenção ao modelo (CGF), considerando-o um referencial apropriado a pesquisa na área... . [...] o trabalho de Alport e Odbert, por sua vez, teve impacto significativo no estudo da personalidade a partir da década de 1940, principalmente nas investigações de Cattell e seus associados... (Primi, p.88).
[...] O sistema de Cattell baseou-se em análise fatorial de descrições de personalidade obtidas através de entrevistas, questionários e avaliação entre pares... O