Bioética
Sempre que se diz sobre as qualidades e defeitos de alguém, isso tem a ver com a ética. Sempre que você indaga sobre as razões pelas quais você deve agir de determinado modo, isso também tem a ver com a ética. A noção de ética esta presente quando afirmamos algo sobre as qualidades ou defeito de alguém: “fulano não presta. Aquela pessoa é boa.” Ela está presente também quando indagamos: “O que devo fazer? Está errado agir dessa forma?” Ou mesmo quando se diz: “estou feliz” ou “sou feliz”. Em todos os assuntos que envolvem virtudes, vícios, qualidades, defeitos, responsabilidade, dever,necessidade,isso tem a ver com ética. Isso é o mesmo que dizer que o caminho da felicidade passa pela reflexão ética.
Diante disso, a primeira constatação que fazemos é que há uma tendência de se estabelecer uma relação de semelhança entre a ética e amoral como se fossem palavras sinônimas.
“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.” 1.1. O campo da ética
Para inicio de nosso entendimento, a ética é um ramo da Filosofia. È a reflexão filosófica que tem como preocupação a moralidade. Tanto pode ser entendida como uma ciência quanto como uma disciplina filosófica. Como uma ciência, a ética tem a moral o seu objeto de estudo. Seu campo de investigação é o que podemos chamar daquilo que é especificamente humano: a moral. Como uma disciplina filosófica, parte de uma interpretação a respeito da condição humana e identifica o homem como um ser social e histórico, capaz de pensar e de criar.
O inicio dessa reflexão no âmbito da Filosofia encontra-se nos diálogos de Sócrates (470-399 a.C,).
Os princípios que devem nortear as ações que estão mais relacionadas ao campo da moral: (a) não devemos prejudicar ninguém; (b) devemos manter nossas promessas; e (c) devemos obedecer aos nossos superiores.
O interesse da ética está, desde o inicio, vinculado ao conjunto