Biotetica em saude
INTRODUÇÃO
A importância dos papéis representados pela Biossegurança e Bioética no contexto mundial da preservação da espécie é incontestável. Vale ressaltar que os recursos utilizados pela biotecnologia moderna são objeto de preocupação de ambas as disciplinas. Considerando-se que tanto os artefatos já produzidos, como os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e clones animais, quanto os ainda não produzidos, mas virtualmente possíveis, como os clones humanos, preocupa a população mundial que tenha um pouco mais de discernimento e conhecimento científico, pois, desde os primórdios da humanidade, toda nova descoberta científica é polemizada, até que se tenha a certeza da sua correta aplicação. Nesse aspecto, a Bioética e a Biossegurança podem ser consideradas indispensáveis para o desenvolvimento e aplicação de todo e qualquer novo invento.
Na Medicina, Odontologia, Farmacologia, Biologia Celular ou qualquer outra área da saúde e bioengenharia não poderia ser diferente. Na medida em que os avanços tecnológicos se disponibilizam para a sua aplicação no mercado, mais conscientes dos riscos e benefícios devem estar os profissionais da saúde que os utilizam.
A Biossegurança e a Bioética saem de uma visão meramente laboratorial e passam a se preocupar com a preservação das espécies do planeta. A Biossegurança é, portanto, o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.
À medida que os recursos biotecnológicos vão se disponibilizando no mercado com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, mais conscientes devemos estar dos riscos e benefícios a que estamos sendo submetidos, tanto nós, profissionais da saúde quanto os pacientes.
A Biossegurança e Bioética saíram de uma visão meramente laboratorial e se passaram a se preocupar com as consequências do desenvolvimento das novas tecnologias para