Biotecnologia
Biotecnologia: conjunto de técnicas que permitem a seleção e a modificação de organismos.
Há muitos anos o ser humano vem criando e aperfeiçoando técnicas de modificação de organismos com base na reprodução seletiva. Nesse processo são selecionados indivíduos que apresentam as características desejadas e estimula-se o cruzamento desses indivíduos entre si, excluindo-se os demais. Por esse mecanismo realiza-se o melhoramento genético das espécies, permitindo a produção de plantas cujos frutos sejam mais suculentos e com sementes menores, etc.
Um marco importante no desenvolvimento foi a descoberta da estrutura e das propriedades do DNA. A manipulação desse DNA ficou conhecida como engenharia genética (tecnologia do DNA recombinantes).
1. Enzimas de restrição:
Foram descobertas em células de bactérias. Nas últimas, estão relacionadas a defesa contra vírus, pois essas enzimas têm a propriedade de “cortar” em vários trechos o DNA desses invasores, tornando-os inativos e protegendo a bactéria.
Quando uma enzima de restrição reconhece uma seqüência específica de nucleotídeos de uma molécula de DNA, ela “corta” a molécula nesse trecho (esse corte não é feito em qualquer lugar. Os cientistas já sabem onde atua cada uma das enzimas de restrição conhecidas). Como no DNA existem vários trechos reconhecidos pela enzima, ao final do processo haverá diversos fragmentos isolados da molécula.
Vetores: organismos que permitem a manipulação de seu DNA (bactérias e vírus)
2. DNA recombinante:
A técnica central na tecnologia do DNA recombinante é o isolamento de moléculas de DNA e sua inserção no DNA de outro organismo. * Isolar o trecho de DNA a ser inserido esse processo envolve as enzimas de restrição.
Aproveitando as propriedades das enzimas de restrição, os cientistas têm usado essas enzimas para cortar moléculas de DNA de vários organismos, inclusive das próprias bactérias. Com isso, têm conseguido isolar genes. * Esses genes