Biotecnologia
Tipos de biotecnologia
Biotecnologia azul: é todo o estudo dos animais marinhos e também dos de água doce, eles estudam seus alimentos, saúde dos peixes, enzimas, medicamentos, oceanografia. Resumindo, a tal biotecnologia azul é todo o estudo que abrange peixes e seu habitat.
Biotecnologia verde: É o estudo que abrange as plantas em geral. Estudam-se fungos, herbicidas, vírus… Esse ramo da biotecnologia permite transferir genes de uma espécie para outra, assim podendo desenvolver uma resistência.
Biotecnologia Cinzenta: Esse ramo da biotecnologia, que ajuda no saneamento dos solos, na limpeza de gás, no aproveitamento de lixo ou no desperdício, na limpeza do ar residual e no tratamento das águas residuais também.
Biotecnologia Branca: Abrange a área da biotecnologia dentro da indústria química, tem como objetivo produzir vitaminas, aminoácidos, álcool, enzimas e antibióticos que sejam compatíveis com o ambiente.
A História da Biotecnologia
As raízes da biotecnologia moderna remontam à época de Louis Pasteur, Robert Koch e Gregoe Mendel, já lá vão cem anos. Enquanto Pasteur e Koch preparavam o terreno para a actual ciência microbiológica, Mendel foi o primeiro a descrever as leis da herança genética. Muitos cientistas contribuíram para o avanço destas áreas.
Em última análise, estes avanços levaram à descoberta do ácido desoxirribonucleico (ADN) no início dos anos cinquenta, identificado como a matéria prima de toda a genética. Pouco tempo depois, James Watson e Francis Crick determinaram pela primeira vez a estrutura do ADN. A descoberta da estrutura do ADN tornou possível a manipulação directa de características genéticas.
Técnicas de inserção de um gene estranho em bactérias foram