biotecnologia
Os Bioprocessos são etapas de transformação que ocorrem por meio de agentes biológicos como células e enzimas. São conhecidos e utilizados pelo homem há milhares de anos, porém nas últimas décadas vêm ganhando destaque como alternativas sustentáveis e soluções inovadoras para a indústria. A Biotecnologia é apontada como uma das áreas de conhecimento que mais podem trazer benefícios à humanidade e também como uma das áreas profissionais com maior potencial de crescimento. As aplicações da Biotecnologia na forma de produtos, processos e serviços estão presentes principalmente nas seguintes áreas:
Saúde: produção de vacinas, antibióticos, probióticos, anticorpos monoclonais, kits para diagnóstico; desenvolvimento e pesquisa de novos medicamentos e novas moléculas bioativas.
Alimentos e bebidas: alimentos e bebidas fermentados como queijo, pão, vinagre, vinho, cerveja, aguardente, leite, fermentado iogurte; alimentos funcionais; aromas e corantes naturais, enzimas para diversas aplicações.
Agricultura: plantas transgênicas, bioinseticidas e bionematicidas, biofertilizantes, hormônios.
Energia: biocombustíveis como etanol, biodiesel, biogás e bio-hidrogênio; culturas energéticas melhoradas geneticamente.
Meio-ambiente tratamento de efluentes e biorremediação.
OBJETIVO
Sabermos como um engenheiro de Biotecnologia e Bioprocesso atua no trabalho com organismos vivos e utiliza técnicas biotecnológicas,conhecendo novas perspectivas da produção industrial que envolve bioprocessos, compreendendo a formação de biocombustíveis, petróleo e gás, a partir de processos metabólicos celulares, tendo conhecimentos sobre a utilização de tecnologias de biorremediação.
METODOLOGIA
Os bioprocessos vêm substituindo uma série de processos que antigamente só podiam ser feitos quimicamente. Eles apresentam algumas vantagens como a possibilidade de utilizar matéria-prima barata e disponível no mercado