Biotecnologia
Nessa pesquisa procuraremos falar um pouco mais sobre a biotecnologia, sobre como esse estudo é utilizado, para que, suas influencias nos remédios e nas técnicas médicas, no corpo do ser humano, e como funciona.
Biotecnologia:
Biotecnologia é o conjunto multidisciplinar de conhecimentos que visa o desenvolvimento de métodos, técnicas e meios associados a seres vivos, macro e microscópicos, que originem produtos úteis e contribuam para a resolução de problemas. Assim, biotecnologia é o que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos.
Enzimas de restrição:
Com o isolamento das enzimas de restrição a partir da década de 1970, ficou mais fácil analisar a molécula de DNA. Estas enzimas são endonucleases, ou seja, no interior das moléculas de DNA, cortando-as em locais bem definidos. São enzimas produzidas normalmente por bactérias e que possuem a propriedade de defendê-las de vírus invasores. Essas substâncias “picotam” a molécula de DNA sempre em determinados pontos, levando a produção de fragmentos contendo pontas adesivas, que podem se ligar a outras pontas de moléculas de DNA que tenham sido cortadas com a mesma enzima.
Identificação de pessoas pelo DNA:
Todos já escutamos diversas vezes que não existem pessoas iguais, isto se deve, em grande parte, ao fato do nosso material genético. E uma das alternativas mais usadas é a identificação através da análise de regiões específicas do DNA humano. Essas regiões são pequenas sequências de cerca de 2 a 5 bases nitrogenadas que se repetem diversas vezes em determinadas regiões do DNA humano. Eles estão ao longo dos 23 pares de cromossomos e a combinação do número de repetições da sequência base de todas essas regiões é diferente para cada indivíduo, tornando possível a identificação.
Clonagem de DNA, com esquema:
A tecnologia de DNA recombinado ou clonagem de DNA é a transferência de um fragmento de DNA de um organismo para um vetor. A clonagem de