Modernismo
O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira. Este movimento cultural foi idealizado e liderado por um grupo de artistas chamado Grupo dos cinco, integrado pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia e pelas pintoras Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, além de contar com várias participações artísticas.
É considerado um movimento não só artístico como também político e social, já que se opunha à política totalitária da época, bem como da contradição social entre os proletários e imigrantes e as oligarquias rurais.
Objetivo
O tema, "Manifesto Pau-Brasil", pretende expor um pouco do contexto histórico, fazendo uma análise detalhada para compreensão do assunto em destaque. Pois, o autor Oswald de Andrade denominou justamente esse manifesto, levando em consideração que foi à primeira riqueza brasileira a ser exportada. E qual a importância de compreender o manifesto de 1924?
Diante disso é relevante enfatizar que por serem poucas as relíquias que abordam o respectivo assunto, ainda é bastante sucinto, causando dúvidas da importância para a história brasileira. Dessa forma, o artigo em si está embasado no teórico Coutinho, sendo utilizadas também outras referências bibliográficas.
Portanto, o objetivo do artigo é apresentar de forma concisa, aos futuros leitores para que tenham um aparato mais preciso do "Manifesto Pau-Brasil", que revolucionou e propagou um "novo" olhar diante da literatura brasileira.
A obra ícone do modernismo brasileiro foi publicada inicial e parcialmente nas páginas do jornal Correio da Manhã, em março de 1924, sob o título de Manifesto da Poesia Pau-Brasil. Um resumo do manifesto virou o capítulo "Falação" do livro Pau Brasil, o pioneiro na poesia de exportação, quando foi