BIOTECNOLOGIA
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços. No caso da biotecnologia, trata-se de um conjunto de técnicas de manipulação dos seres vivos.
A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (Biologia Molecular), A Engenharia Genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, Insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (Organismos transgênicos).
A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões.
(Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos). Tem permitido resolver vários problemas, além de agregar valores a coisas que antes não se tinha em produtos agrícolas, como a melhoria da qualidade do óleo de soja e a redução do uso de inseticidas e outras substâncias químicas em plantas. Vários riscos se ocorrem a partir de que se desenvolve uma planta geneticamente modificada, por isso vem sido feito vários trabalhos para identificarem os riscos que envolvem a questão ambiental e alimentar para humanos e animais. As pesquisas sobre a ação dos genes levaram ao desenvolvimento de vacina contra hepatite B e insulina que foram obtidas a partir da linhagem de bactérias geneticamente modificadas. ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
Aspectos positivos: pode-se citar a produção de remédios, plantas resistentes a insetos e doenças, melhorias de produtividade, produção de metabólitos secundários em plantas, microrganismos e animais com as mais